Pensamentos – O “Engraxador” de Sapatos

Um engraxador de sapatos, para quem não sabe, era uma profissão em que um senhor, sentado geralmente num banco de jardim/avenida, passava um produto, chamado “graxa”, nos sapatos das pessoas para os tornar mais bonitos e brilhantes! Infelizmente esta profissão já não é muito praticada, devido ao facto de as pessoas usarem cada vez mais ténis e sapatos que não precisam ser engraxados.

No texto de hoje basiei-me nesta expressão: “Engraxador de Sapatos”.
Quem de vós nunca foi chamado de “engraxador de sapatos” ou de “graxista”?! Maior parte das vezes somos chamados “graxistas” quando elogiamos alguém, quando falamos bem ou simplesmente quando dizemos que gostamos de algo em alguém. Não acho isso nada correto, pois se estamos a fazer algo que eu considero bom, porque é temos de ser “insultados”?

Já na escola ou no nosso local de trabalho se dissermos que o chefe ou um professor está bonito, insinuam logo que estamos a dar “graxa”! E com os meus pais é a mesma coisa! Se eu chegar perto deles e lhes disser que estão lindos, que são queridos e maravilhosos, viram-se logo para mim e perguntam com aquela arrogância: “O que é que queres?”… pensando bem, isso é diferente do que eu quero explicar.

Hoje em dia já ninguém sabe aceitar um elogio, por mais sincero que ele seja, será sempre visto como a tal “graxa” p’rós sapatos. Eu próprio, ás vezes, não sei aceitar um elogio! Talvez isso aconteça por não haver sinceridade nas coisas que nos são ditas e isso faz com que “rejeitemos” esse elogio logo automaticamente.
Se houvesse mais sinceridade seria mais fácil dar e receber elogios e, ao recebermos esses mesmos elogios, faria com que nós conseguíssemos crescer mais como pessoas e até mesmo nos fizesse sentir mais “bonitos e brilhantes”!

Então, esta semana eu gostava de te propor algo: quero elogies os teus familiares, amigos, colegas de trabalho ou quem tu quiseres (até mesmo aquela senhora chata que tu vês todos os dias). Mas antes de tudo, quero que seja um elogio sincero e sem nenhuma ponta de maldade. Achas que consegues?

De certeza que o teu elogio pode fazer a diferença no dia dessa pessoa!
Afinal quem é que não gosta de um elogio!

Deixe uma Resposta

