Pensamentos – Bolo de Arroz

Não sei se nunca vos aconteceu, mas muitas vezes dou por mim a olhar para o “vazio”. “Vazio” esse que, por mais estranho que pareça, sabe bem ao meu olhar e que faz com que as coisas ao meu redor percam a sua importância. Fico apenas no meu mundo “Vazio”!

A alguns dias atrás dei por mim a olhar para esse “vazio” novamente, mas desta vez foi diferente! O “vazio” captou não só o meu olhar mas também o meu pensamento, o que não era nada habitual! Foi estranho, mas fez-me pensar em coisas que nunca tinha pensado antes…

O meu olhar focou-se em algo doce e muito apetecível… vocês já devem estar a adivinhar o que é, mas sim é isso mesmo, um Bolo de Arroz! Com um bolo tão saboroso como este é óbvio que o meu pensamento se sentiu atraído, mas por incrível que pareça não foi essa a razão. O que me chamou mais à atenção foi o seu nome em concreto “Bolo de Arroz”!

“Porquê esse nome?” “Não havia outro?” Perguntas como estas ecoavam dentro da minha cabeça, pois não achava nenhuma razão lógica para aquele nome… “O raio do bolo nem leva arroz!” “Se levasse arroz, o nome até faria sentido!” Eu até tinha razão pois, por exemplo, um “Arroz Doce” leva bastante arroz e isso faz sentido!

A minha cabeça estava uma confusão e já nada me fazia sentido… Só existia um sítio onde eu iria conseguir tirar esta história a limpo! Não, não era na internet! Teria de falar com a melhor pasteleira que eu conhecesse e ela trirar-me-ia as dúvidas que tinha. Essa pasteleira era a minha mãe!

“Alguém que trabalha nesse ramo à quase 30 anos, de certeza que sabe a resposta!” Querem saber qual foi a resposta?
Pois bem, ela respondeu-me que não sabia o porquê desse nome! Disse-me que quando ela fazia os “Bolos de Arroz”, que a receita não levava mesmo arroz e que apenas levava os ingredientes normais de qualquer bolo (açúcar, ovos, farinha, etc..). Disse-me também que talvez o criador da receita usasse farinha de arroz e ,que por essa razão, surgiu esse nome!

Confesso que fiquei um pouco desiludido com a resposta, pois esperava uma história muito arrojada e antiga que me levasse aos tempos antigos em que as pessoas inventavam os bolos… mas não… apenas descobri que existe farinha de arroz!
No fim de tudo ainda senti aquele orgulho parvo e falei para mim próprio: “Afinal sempre tinhas razão, o nome não faz mesmo sentido!”

Agora já sabes, para a próxima vez que olhares para um bolo com um nome estranho, não penses! Apenas come-o!

Deixe uma Resposta

